segunda-feira, 16 de março de 2009

ESSE ALGARVE NÃO É PARA TODOS

Há por aí um certo Algarve que não é para todos. Um Algarve que aparece muito nas televisões, onde se apregoa um glamour e felicidade, como que se tratasse de um espaço elitista e pouco extensivo a todos.
O Algarve não é só isto. É mais do que isso. E restringi-lo parece-me estupidamente redutor, ao invés do que algumas cabeças pensadoras entendem como uma certa cultura de marketing que parece cobrir estas acções mediáticas.
Desde sempre que assumi que podemos ser muito mais do que somos. E esta aparente declaração de fraqueza não é, nem pode ser, um baixar dos braços. É um desafio que se renova todos os dias e que vai ao encontro das nossas legítimas ambições.
O meu Algarve não é apenas o local das festas de glamour, nem apenas o sítio onde o sol e praia se uniram há muito tempo. Não que tenha nada contra estas coisas, muito pelo contrário. Mas restringir uma região apenas a algumas ofertas, soa-me a confinar o próprio convite e interesse para que visitem o Algarve.
Assim sendo, é necessário esclarecer que o Algarve é um misto de emoções, e isto é importante para o marketing experimental porque cada vez mais as pessoas compram experiências; é um conjunto de locais que se complementam entre si através das suas diferenças, o que nos faz sentir que litoral e interior pode conviver garantindo uma oferta imbatível; é a soma das marcas de um passado longínquo que faz a nossa história e que, por vezes, merecia outra consideração e aposta da nossa parte; é a relação que mantemos com o mar, fonte de sustento de há muitos anos, mas também campo de inúmeras descobertas científicas e de tantas oportunidades desportivas; é a capacidade que temos de oferecer as festas e o tal glamour que vale pela aptidão de quem o produz; é uma região cada vez mais virada para os grandes eventos o que nos dá um sentido de qualidade e afirmação inegáveis; é a diversidade gastronómica que temos e que vai ao encontro de um espírito mediterrâneo que não só olha pela nossa saúde, como nos diferencia em relação aos demais; é um conjunto de serviços que garantem conforto e oferecem qualidade; é um local de saber receber, cultura alicerçada em mais de quarenta anos de portas abertas.
Isto é Algarve. E, dentro desta soma, faz-se uma região. Claro que com muitos problemas, muitos dos quais que teimam em prolongar-se no tempo, como que se tratasse de uma crise de identidade. Todavia, mesmo assim, neste cruzamento de vontades, de quem é algarvio, seja por nascimento ou por adopção, há um sentimento de que não somos só glamour, sol e praia. Somos muito mais. E isso é preciso afirmá-lo sem pudores.

Publicado no Jornal do Algarve, edição de 12 de Março de 2009, página n.º 14

Sem comentários:

Share |