domingo, 22 de maio de 2011

Livro de Barbara Demick, "A longa noite de um povo"

Acabo de ler o livro de Barbara Demick, "A longa noite de um povo". Tal como escrevi, no princípio da minha leitura, e quando me apercebi com clareza do verdadeiro teor do que estava à minha frente, passei o meu tempo a ser esmurrado literariamente falando.
Não pretendo entrar em discussões políticas nem ideológicas. Todavia, ignorar o regime político em vigor na Coreia do Norte, classificado por alguns de comunismo,mas a meu ver sem paralelo em nenhuma orientação, é não querer entender uma cultura de fanatismo que é, de todo, reprovável.
Em bom rigor jornalístico necessitaria de aceder a outras fontes para comparar uma outra visão com a descrição que li sobre factos e modo de vida norte-coreano. Mas, sei que tal será sempre uma miragem e algo inacessível. Confesso, porém, que tal acesso a outras histórias muito dificilmente conseguiria apagar ou desmentir os relatos que são feitos no livro por pessoas de carne e osso. Fico, por isso, com a sensação de que o que li é verdadeiro e que os murros que levei são o sinónimo de quarto mundo cheio miséria, tiranismo, fome, morte, ilusão, falta de humanismo e muito mais.
Recomendo fortemente a leitura deste livro. Por muitas razões, entre elas, a forma crua de descobrirmos que neste mundo dito moderno ainda há um passado que teima em ter presente mas que nunca terá futuro. Obrigado Barbara Demick.

1 comentário:

Nuno disse...

Agradeço a recomendação.

Share |